20 de set. de 2020

Volkart Irmãos Ltda.

Inicialmente, o local foi ocupado pela Cafeeira Moraes de Barros. Sua área está localizada atualmente na Quadra A-2, entre as avenidas Bento Munhoz da Rocha Neto e Horácio Raccanello Filho, no Lote 45, o qual é resultado da fusão de outros seis lotes. 

Entre 1957 e 1958, a Volkart Irmãos Ltda. adquiriu esta cafeeira e instalou também uma máquina de beneficiamento de algodão, cultura pouco abordada nos registros da história local. Como se constata pelas imagens, a produção era intensa. 

A Vokart, que tinha capital suíço, manteve dez algodoeiras em funcionamento simultâneo pelo país. Três delas ficavam nas cidades paranaenses de Maringá, Umuarama e Iporã. 

Em dezembro 1971, suas atividades foram encerradas no interior do país, e Maringá entrou naquele processo. Acabaram ficando com operações apenas no estado de São Paulo. 

Quem trabalhou na Volkart Irmãos Ltda. foi Luiz Lourenço (segundo da direita para a esquerda), atual presidente do Conselho de Administração da COCAMAR. Lourenço foi admitido em 1960, como escriturário, e saiu em 1972, como gerente. 

Depois, a área foi comercializada à Tamura e Cia Ltda., com registro de venda celebrado em 1977. 

Nesse mesmo local funcionaria, a partir de 1997, a casa de shows Aeroanta e, atualmente, o campus 2 da Unifamma. 

Fonte: Acervo e contribuição de Luiz Lourenço / 1º Serviço de Registro de Imóveis de Maringá / Contribuição de Marco Antonio Deprá. 

Um comentário:

  1. Nos idos anos 60 morei de frente a essa algodoeira,rua sem asfalto e toda cheia de buracos,cansei de ver caminhão tombar com a carga de algodão muito alta.

    ResponderExcluir