16 de ago. de 2020

Casas na área da UEM - 1976


A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi criada por meio da Lei Estadual nº 6.034 de 6 de novembro de 1969. Com isso, as faculdades existentes na cidade foram incorporadas a nova instituição. Eram elas, a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas, criada em 1959; Faculdade Estadual de Direito e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, ambas criadas em 1966.

Com isso, a antiga Fazenda de Experiência do Estado do Paraná, que havia sido chefiada por Nérico da Silva, e as terras do antigo Sítio Mariá de Aristides de Souza Mello, então gerente da Companhia de Terras Norte do Paraná, passaram a ser o campus da UEM. 

Para viabilizar seu funcionamento, houve a desapropriação pela Prefeitura desses 85 alqueires paulistas, a qual foi viabilizada por meio da Lei Municipal nº 678, de 9 de julho de 1969. A área foi declarada de utilidade pública naquele mesmo ano. 

Entretanto, algumas construções remanescentes desse espaço rural ainda permaneceram durante anos. A foto mostra algumas estruturas ainda existentes em 1976. 

Fonte: Acervo UEM / Contribuição de Antonio Carlos Locatelli / Acervo Maringá Histórica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário