Inauguração do Banco Comercial do Estado de São Paulo S.A. - Década de 1950

1950

Raros registros da inauguração do Banco Comercial do Estado de São Paulo S.A. O evento ocorreu, provavelmente, no início da década de 1950.

Localizado na avenida Brasil, entre a então avenida Ipiranga (atual Getúlio Vargas) e a avenida Duque de Caxias, sua arquitetura segue parcialmente preservada nos dias de hoje. 

Esse estabelecimento foi fundado pelo advogado José Maria Whitaker, constituindo-se em um dos mais fortes bancos privados paulistas entre as décadas de 1920 a 1950. Posteriormente, o Banco Comercial do Estado de São Paulo S.A. se fundiu a outras instituições financeiras sob a denominação de Banco União Comercial, o qual veio a ser incorporado pelo Banco Itaú S/A, em 1974.

Nas imagens vemos a fachada do banco, com uma imponente porta cercada por duas janelas de mesmo desenho. À esquerda está sua placa de identificação; também temos um registro de uma banda musical que esteve presente no evento de inauguração; no detalhe das autoridades presentes, destacam-se ao fundo as colunas do estabelecimento, bem como suas típicas luminárias de época. Ao centro está o então bispo de Jacarezinho, Dom Geraldo de Proença Sigaud, que olha sorrindo para Gastão de Mesquita Filho, diretor-presidente da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, que tem ao seu lado esquerdo Hermann Moraes Filho e Alfredo Werner Nyffeler. Atrás do bispo, de preto, está o padre alemão João Janssen.

Fonte: Museu Bacia do Paraná / Acervo Maringá Histórica.  

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.