Grêmio dos Comerciários - Final dos anos 1950

1950

Raro registro do interior do Grêmio dos Comerciários de Maringá, possivelmente, no final da década de 1950. Ao microfone, dividindo espaço com a banda no palco, discursa seu diretor social, Antonio Augusto de Assis, o A. A. de Assis. À esquerda está o cantor Wilson Silva. 

Os debates acerca da criação de uma entidade destinada ao entretenimento da classe média teve início em novembro de 1954. Sua constituição de fato ocorreu em 9 de fevereiro de 1957, quando tomou posse a primeira diretoria, que teve como presidente Éder Luiz Noninho. O jornalista Ivens Lagoano Pacheco assumiu à frente provisória do Grêmio dos Comerciários até que ocorresse a votação dos membros efetivos. 

A instituição ficava na então rua Aquidaban (hoje Néo Alves Martins) próximo da avenida São Paulo. Havia um salão de bailes, onde eventos reuniam a classe dos empregados do comércio. 

Fonte: Acervo e contribuição de Antonio Augusto de Assis / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.