7 de jun. de 2020

Praça Raposo Tavares - Novembro de 1957


Interessante registro da praça Raposo Tavares. A imagem foi feita  em 10 de novembro de 1957 a partir da avenida Brasil esquina com a avenida Getúlio Vargas. 

Na época, o local ficou conhecido como praça do Relógio devido ao fato de o então prefeito Américo Dias Ferraz ter instalado um relógio sobre uma estrutura metálica em frente desse logradouro, na avenida Brasil.

Destaque para o paisagismo do entorno e a fonte luminosa no centro da praça, a qual foi inaugurada seis meses antes, em 10 de maio, durante as festividades do décimo aniversário de Maringá. 

Pela então rua Bandeirantes, que um ano depois passaria a se chamar Joubert de Carvalho, vemos uma precária estrutura que funcionou provisoriamente como rodoviária. Nessa época, Américo Dias Ferraz já projetava uma nova estação, a qual teria suas obras iniciadas em 1959 e que seriam concluídas em novembro de 1962. 

Ao fundo aparece o imponente prédio da Estação Ferroviária de Maringá. Embora sua importância para o desenvolvimento econômico da região, nunca foram encontradas fotos do interior dessa estrutura. 

Fonte: Contribuição e Acervo Marco Antonio Deprá / Acervo Maringá Histórica. 

Um comentário:

  1. Eu lembro... A fonte luminosa tinha luzes coloridas. Eu era moleque e minha mãe me levaca, na época do Natal, para ver.

    ResponderExcluir