Divulgação da Frente Agrária Paranaense - 1961

1961

Por meio dos bispos de Maringá (Dom Jaime Luiz Coelho), de Jacarezinho (Dom Geraldo de Proença Sigaud) e de Londrina (Dom Geraldo Fernandes), foi organizada a Frente Agrária Paranaense (FAP). 

O lançamento da FAP aconteceu no dia 13 de agosto de 1961. Após uma missa campal na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória (atual Catedral), com mais 10 mil pessoas, ocorreu um churrasco e um desfile de carros alegóricos pela Avenida Brasil: caminhões, tratores, colheitadeiras, homens e mulheres.

Um dos objetivos da FAP foi a formação de sindicatos sob orientação cristã, assistência educacional, médica, religiosa e moral. Além, é claro, de confrontar o 2.º Congresso de Lavradores e Trabalhadores Rurais do Paraná, que contou com a presença de Francisco Julião, então presidente das Ligas Camponesas de Pernambuco e um dos principais líderes da esquerda do país.

Um dia depois, a 14 de agosto, ouve um confronto entre a polícia e os membros da FAP, representantes da comunidade cristã.


Fonte: Acervo Maringá Histórica / Museu CESUMAR / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.