19 de mar. de 2020

Primeiro prédio da Prefeitura de Maringá


Esse foi o local onde funcionou a primeira estrutura pública municipal de Maringá. Localizada na avenida XV de Novembro esquina com a avenida Getúlio Vargas (onde hoje está o Centro de Ação Cultural), o prédio iniciou suas atividades como sub-prefeitura de Mandaguari, quando ainda a cidade era distrito. 

Depois, com a emancipação política ocorrida no final de 1951 e a eleição do primeiro prefeito, a estrutura foi elevada à categoria de prefeitura. Sendo um equipamento público limitado e precário, o poeta e bancário Ary de Lima citou, certa vez, que aquele espaço era comparável a um "curral velho". 

O quinto prefeito de Maringá (1969-1972), Adriano José Valente, declarou que " (...) era uma casa de madeira muito quente. Batia sol o dia todo". Ainda, segundo ele, "Certa vez criei uma intriga muito grande, pois ordenei que fosse colocado um ar condicionado na prefeitura".

O prédio da prefeitura era constantemente criticado pela população. Em agosto de 1960 a coluna "O lado mau da cidade", de O Jornal de Maringá, fez diversos apontamentos. Essa coluna era uma plataforma criada para dar vazão a insatisfação da sociedade com o então prefeito Américo Dias Ferraz (1957-1960), que estava no fim de seu mandato. 

Em 1965, a Lei Nº. 418, de 22 de outubro, autorizou o poder executivo a contratar os serviços de engenheiros e arquitetos para atender a necessidade da construção de alguns prédios públicos na quadra 1 da Zona 1: Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e Biblioteca Municipal.

O escritório de José Augusto Bellucci foi contratado em 1967, durante o final da gestão do Dr. Luiz Moreira de Carvalho, para conceber os projetos da Câmara e Prefeitura Municipal. Contudo, sua construção se iniciou na gestão de Adriano José Valente (1969-1973), tendo a inauguração do gabinete do prefeito sido realizada somente na gestão de Silvio Barros (1973-1977).

O projeto da Biblioteca Municipal, que acabou levando o nome de Bento Munhoz da Rocha Neto, foi executado por Luty Vicente Kasprowcz, vindo a ser inaugurado em dezembro de 1975.

Completamente modificado do projeto original, o Centro Administrativo do Paço Municipal só foi inaugurado na gestão de Said Felício Ferreira (1982-1988). Já a Câmara Municipal acabou não tendo espaço naquela área, vindo a entrar em funcionamento em 1994, no atual local. 

Fonte: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário