Fundada a COCAMAR - 1963

1963


Em 1963, a fundação de cooperativas de cafeicultores tinha o objetivo de organizar o setor produtivo nas diversas regiões e fazer o processamento do produto. Nessa nova realidade, o Instituto Brasileiro do Café (IBC) passou a ser dotado de estruturas armazenadoras para o acondicionamento das safras nas zonas cafeeiras, principalmente no Paraná. Pretendia-se que os grandes volumes a serem estocados, certamente por vários anos, mantivessem um padrão de qualidade razoável. 

Por meio de linhas de crédito disponibilizadas pelo Banco do Brasil, o Governo estimulou a criação e a estruturação de cooperativas, entidades que serviriam para proteger os cafeicultores da ação exploratória de intermediários. Assim, coube ao gerente da agência local do BB, Milton Mendes, a tarefa de arregimentar cafeicultores para discutir a ideia de fundação de uma cooperativa. 

Nessa esteira nasceria a Cooperativa de Cafeicultores de Maringá (COCAMAR), em 27 de março de 1963.

Fonte: Livro Maringá 70 Anos (Unicesumar) / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.