3 de ago. de 2019

"Droga maldita" à venda em Maringá - Novembro de 1962


Com o título "Preludin (droga maldita) está à venda em Maringá", a Folha do Norte do Paraná trouxe essa denúncia em matéria veiculada no dia 30 de novembro de 1962.

O texto da chamada foi apresentado da seguinte forma: "'Preludin' é o nome de uma das muitas drogas responsáveis pela geração de monstros. Drogas semelhantes, há pouco tempo, levaram a quase pânico mundial, pois em diversas partes do mundo começaram a nascer crianças deformadas. Autoridades de muitos países proibiram a venda de diversos medicamentos cujas formulas são baseadas em produtos que, conforme foi pela ciência comprovado, causam terríveis deformações nos seres que estão sendo gerados. Em Maringá, a proibição ainda não chegou, pois qualquer pessoa (sem receita médica) pode adquirir 'Preludin', como fez a reportagem ontem, na Farmácia São Lucas."

O Preludin é uma droga composta com substâncias sintéticas que pode causar taquicardia, aumento de pressão sanguínea, insônia, ansiedade e agressividade. 

Fonte: Folha do Norte do Paraná - 30 de novembro de 1962 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário