Em 13 de novembro de 1982 foram inauguradas as instalações do Central – Indústria e Comércio de Couros Ltda., o Curtume Central. Localizado na então estrada Borba Gato (atual avenida Joaquim Duarte Moleirinho), foi o primeiro curtume da região e o maior do sul do país, com capacidade para curtir até 2.000 peles ao dia.
Do mesmo grupo do Frigorífico Central, o Curtume Central foi instalado em um lote com 50 mil m², tendo uma estrutura construída de 6 mil m² e 600 funcionários.
Em setembro de 1990, segundo a imprensa local, o Curtume Central reduziu a sua produção em função da defasagem cambial e a elevação do custo da matéria prima, ocasionando queda nas suas exportações. Sua produção total, que chegou a 3.000 peles ao dia, havia sido reduzida para 1.000 peles ao dia. O consumo interno estava abaixo das expectativas e havia sobra de sapatos no mercado naquele período.
Se lembra dessa indústria? Deixe uma mensagem.
Fonte: Contribuição de Marco Antonio Deprá / Acervo Maringá Histórica / O Diário do Norte do Paraná - 11 de novembro de 1982.
Nenhum comentário:
Postar um comentário