Capela do Mandacaru

1984

Em 1984, o artista plástico Fernando Godinho concebeu uma obra que retratou uma curiosa capela que teria sido construída na região da avenida Mandacaru na década de 1950. 

Capela do Mandacaru, de autoria de Fernando Godinho. Óleo sobre a tela (1984).

Pela sua arquitetura peculiar e tendo sido erigida em madeira, a curiosidade se deu pelo pouco conhecimento de fiéis e pesquisadores sobre essa estrutura. Então, fomos em busca de respostas e uma possível foto. 

Pouco se sabe sobre o seu funcionamento nas décadas iniciais da cidade (e se ela existia naquele período), mas obtivemos informações junto da Paróquia Santa Isabel de Portugal de que, em fevereiro de 1982, foi criada a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, nome o qual essa capela passou a ter a partir de então (vale lembrar que existia na época outra capela com esse mesmo nome, na região da Guaiapó). Ela ficava localizada no jardim Mandacaru, entre a rua Atleta Sidney Areas e a avenida Colombo (uma quadra depois do Posto Jaú). 

Depois de muita busca, obtivemos uma foto que mostra a estrutura deteriorada. Hoje, ela já não existe mais. No terreno funciona um centro catequético. 

No topo da escada aparece Maciel Calegari. Uma das muitas pessoas que auxiliaram nas quermesses para a manutenção dessa e de outras capelas da cidade. 

 Tem mais alguma informação sobre essa capela? Deixe um comentário. 

Fonte: Acervo Paróquia Santa Isabel de Portugal / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.