5 de fev de 2018

Liga de Futebol Regional de Maringá - 1957

Fundada em 23 de março de 1956, a Liga de Futebol Regional de Maringá se consagrou como a organização mais importante do futebol naquela segunda metade da década de 1950.

Como clubes fundadores, registraram-se SERM, Indústria Futebol Clube, Cia Melhoramentos F. C., C. A. Paulistano, E. C. Mandacaru, E. C. Operário e E. C. Paissandu. Mais tarde, ingressaram o Grêmio Esportivo 10 de Maio, o E. C. Saldanha, o Ourizona E. C., o C. A. Independente de Mandaguaçu, o Nova Esperança E. C. e o União D. E. R.

Responsável por conduzir o campeonato regional, em 1957 a Liga integrou times das cidades de Maringá, Mandaguaçu, Ourizona, Bom Sucesso, Marialva e Nova Esperança. Paralelamente, uma Divisão de Juvenis foi criada para estimular jovens, e um departamento de árbitros nasceu com foco na formação e aprimoramento desses profissionais.

A presidência, naquele período, foi ocupada pelo advogado Túlio Vargas, e a vice-presidência pelo contador Albano Mello Rocha. 

O primeiro campeonato organizado pela Liga foi vencido pela Cia Melhoramentos F. C. Na categoria de aspirantes, coube à Sociedade Esportiva e Recreativa de Maringá (SERM) levantar o caneco. 


Registros da Escola de Juízes de Futebol, em 1957. Na primeira imagem, à esquerda, o advogado Túlio Vargas, presidente da Liga de Futebol Regional de Maringá. 

Fonte: Revista Isto é Maringá, 1957 / Gerência de Patrimônio Histórico / Acervo Maringá Histórica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário