12 de jan de 2018

VLOG: Abdução alienígena em Maringá - 1979



O projeto Maringá Histórica visitou o Jardim Alvorada para trazer uma das histórias mais curiosas da cidade. 

Junto de Ademar José Gevaerd, Miguel Fernando traz os detalhes do caso que acabou virando livro lançado somente nos Estados Unidos. 

O fato aconteceu com os irmãos Jocelino de Matos e Roberto Carlos, em abril de 1979. E, até hoje, trata-se de um dos relatos de abdução alienígena mais importantes da ufologia nacional. 

Fontes: Revista UFO / Acervo Maringá Histórica / O Diário do Norte do Paraná / Jornal Hoje / Livro - UFO Abduction at Maringá (1988).

Um comentário:

  1. Eu acompanho a ufologia desde meados dos anos 1960. Na época do acontecimento, não houve divulgação na imprensa maringaense (e nem nacional). Só fiquei sabendo muitos anos depois num artigo (ou revista) do Gevaerd). Li centenas de livros sobre o assunto ufológico (na época mais conhecido como discos voadores), bem como todas as revistas publicadas no século passado. No Brasil, dos anos 1950, as grandes aparições, como a do Antonio Villas Boas, em Minas, foram manipuladas pela Revista O Cruzeiro (A Globo da época, guardadas as devidas proporções). No Brasil, merece alguma credibilidade a Operação Prato, acontecida na Ilha de Marajó, no ano de 1977/78 e a notória noite dos discos voadores (1985), em que o próprio Ministro da Defesa veio a público para dizer que naquela noite o espaço aéreo brasileiro havia sido invadido por 21 OVNIS. Minha conclusão após 53 anos de pesquisa: o fenômeno inquestionavelmente existe, mas a sua origem são todas especulativas. Intramarinos, seria uma das especulações, menos delirantes, haja vista o desconhecimento quase absoluto das profundezas dos mares. Outra especulação não muito louca: poderiam (os ovnis) ser um simples projeto secreto americano, como foi o o projeto Manhattan (bomba atômica).

    ResponderExcluir