Publicidade da CMNP - 1955

1955

Dentre os diversos anúncios produzidos pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP), este é, de longe, um dos mais simbólicos e representativos. 

De autoria do alemão Edgar Osterroht, a peça foi elaborada em função do Jubileu de Pérola da colonizadora, completado em 1955 (foi fundada em setembro de 1925). As senhoras, crianças e índios representam as cidades fundadas pela empresa ao longo dos anos. Ao fundo há uma ampla janela com vista para um gigantesco cafezal e, no horizonte, uma cidade tipicamente industrial. Dentre todas as cidades descritas nas vestimentas dos personagens, somente uma ficou incógnita: Bolivar (teria mudado de nome ou sequer teria sido fundada?).

O quadro na parede faz alusão ao eixo já estruturado: Londrina, Maringá e Cianorte. Sobre o piano, um saco de cimento das indústrias Maringá, também de propriedade da CMNP.  

Por fim, baseado nos dizeres da partitura do pianista ("Feliz e Próspero ano 1955"), é provável que este anúncio tenha sido veiculado no final de 1954.


Fonte: Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.