13 de mar de 2017

Maria Fumaça - Locomotiva 608


A locomotiva 608, da marca Baldwin, chegou para inaugurar a Estação Ferroviária de Maringá em 31 de janeiro de 1954.

Depois de muito transitar, a popularmente conhecida "Maria Fumaça" foi transportada para o Parque do Ingá em 1973, onde permanece até os dias de hoje.  

Em 2016, o equipamento entrou em processo de tombamento como um patrimônio cultural do município.

Fontes: Kenji Ueta / Foto Maringá / Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.

2 comentários:

  1. Vi essa Maria Fumaça centenas de vezes, no período compreendido de 1954 a 1970 (ano em que comprei meu 1º carro), antes eu tinha que atravessar a pé o enorme pátio da Estação (novo centro), vindo da Vila Morangueira até o centro. Lembro que no ano de 1963, comecei a estudar a noite no Gastão Vidigal (atrás da Catedral) e tinha que passar duas vezes naquela escuridão (luz, só da lua). Eram outros tempos, tempos de paz e segurança, pois o melhor local para a prática de assaltos era aquela imensa área vazia e escura.

    ResponderExcluir
  2. Eu queria antes de mais nada, parabenizar os trabalhos da equipe do Maringá histórica, sempre que posso, eu vejo suas matérias, fotos e videos que vcs conseguem (não sei como,kkkkk) postar.
    Pela a matéria do vídeo da maria fumaça, não teria nenhum videos ou foto da locomotiva sendo levada para o parque do inga, como foi montado trilhos deve ter sido uma tarefa bem complicada devido já na década de 70, o centro de Maringá estar bem urbanizado.

    ResponderExcluir