O primeiro ginásio de esportes de Maringá - Década de 1960

1960

Embora existissem diversos campos de futebol espalhados pela cidade desde os anos 1940, Maringá só veio a ganhar seu primeiro ginásio de esportes na década de 1960.

O ginásio foi resultado de uma ação improvisada do Poder Executivo em um galpão que, na década de 1940, a então Companhia de Terras Norte do Paraná utilizou como depósito, oficinas e garagem de seus maquinários e veículos, e que estava situado na esquina da Avenida São Paulo com a Avenida Mauá (atual Shopping Avenida Center).

A primeira tentativa de utilizar o prédio veio por iniciativa do então prefeito Américo Dias Ferraz (1956-1960) quando, por meio da Lei nº 84, de 15 de abril de 1958, foi autorizado ao Executivo contratar a Construtora Linhares Ltda., de São Paulo, para reconstruir aquele galpão que seria destinado ao Mercado Público Municipal de Maringá. A obra deveria ser executada ao longo de 18 meses, mas a construtora declarou falência antes daquele prazo. Mesmo com as obras adiantadas, a construção foi interrompida. 

Segundo Marco Antonio Deprá, o prédio abandonado e cercado com tábuas era palco para as crianças brincarem de "bang-bang" e, nos fundos do terreno, na Rua Amadeu Progiante, havia um barraco onde morava uma família que cuidava do lugar. 

Foi entre as gestões de Luiz Moreira de Carvalho (1964-1969) e Adriano José Valente (1969-1973) que o pavilhão principal do complexo, que deveria ter sido transformado em Mercado Público Municipal, foi improvisado como um Ginásio de Esportes. O primeiro da cidade. 


Sua entrada ficava na Avenida São Paulo. Inicialmente, sua quadra era de concreto (depois foi aprimorada - como na imagem), e contava com estrutura completa para esportes (vôlei, futsal e basquete), além de apresentar arquibancadas de madeira. 

Foi aqui que aconteceram as primeiras partidas do Campeonato da Divisão Especial de Futebol de Salão de Maringá, até quando o Maringá Clube inaugurou anos depois o seu ginásio, para onde foram transferidos os jogos. 

O primeiro ginásio de Maringá também cedeu espaço para a realização de grandes eventos. Entre eles, um show com "Os Incríveis" e a "Feira de Ciências do Colégio Gastão Vidigal", ambos na virada da década de 1960.

Durante a gestão do prefeito Silvio Barros (1973-1977), o Município buscou parceria com o Governo Federal para que a COBAL instalasse uma unidade no local, o que viria a ocorrer em maio de 1975. Com o crescimento da cidade, esse Mercado Varejista foi transferido para a PR-317, KM, 6,58, em 1987 (atual CEASA). Dois anos depois, o local seria completamente remodelado para se transformar no Shopping Avenida Center. 

Fonte: Gerência de Patrimônio Histórico / Contribuição de Marco Antonio Deprá. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.