Entrega do Terminal de Passageiros - 1957

1957

Pouca gente sabe, mas os dois primeiros prédios do Aeroporto de Maringá (terminal de passageiros) foram construídos pela colonizadora da região, Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP). A primeira estrutura data do final da década de 1940; a segunda, já com projeto arquitetônico de José Augusto Bellucci, do início dos anos 1950. 

Foi justamente com essa segunda estrutura, com os anexos e pistas de pouso/decolagem, que a CMNP havia planejado doar a benfeitoria à administração da Aeronáutica. O evento selecionado foi o de comemoração dos dez anos de Maringá, em 1957. Até por isso que o prefeito da época, Américo Dias Ferraz, conseguiu trazer para as festividades dez aeronaves da recém-fundada esquadrilha da fumaça. 

Hermann Moraes Barros, diretor gerente da CMNP, durante o jantar com representantes do Ministério da Aeronáutica, em 10 de maio de 1957, na sede social do Aero Clube de Maringá. Mesmo com o acidente, a CMNP não cancelou a solenidade. 


Infelizmente, o evento de entrega do terminal de passageiros, previsto para a noite do dia 10 de maio daquele ano, na sede social do Aero Clube de Maringá, perdeu o brilho devido ao acidente ocorrido com um dos aviões presentes para a solenidade. Confira mais sobre o caso AQUI. 

Fonte: Museu Bacia do Paraná (UEM) / Acervo CMNP / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.