4 de mai de 2014

Cooperativa Agropecuária do Norte do Paraná - 1962

Um ano antes da constituição da COCAMAR, no dia 7 de abril de 1962, um grupo de empresários e produtores de hortelã se organizou para formalizar a Cooperativa Agropecuária do Norte do Paraná - a primeira do gênero. 

Reuniram-se no Consultório Ortopédico do Dr. Aloysio de Lima Bastos, situado na Avenida Brasil, nº 4.162, às 20h50, os seguintes personagens: Dr. Aloysio de Lima Bastos, Christopher Peter Bueno Netto, Harry Moura Soares, Clauss P. Thornern, Antonio Vasselio, Odwaldo Bueno Netto, Ariosto Linhares Monteiro, Ruben Garcia Bastos, Anatalino Boeira de Souza, entre outros. 

Após as formalidades, Ariosto Linhares Monteiro se elegeu para presidente da Cooperativa Agropecuária do Norte do Paraná, seguido de Ruben Garcia Bastos para diretor gerente, Christopher Peter Bueno Netto para diretor secretário, e como conselheiros Aloysio de Lima Bastos, Waldemar Gomes da Cunha, Clauss P. Thornern, Oswaldo Conceição e Anatalino Boeira Souza. 

Segundo o Dr. Aloysio Bastos, o alemão Clauss Thornern era o grande entusiasta do cooperativismo naquele grupo; já Ariosto Linhares Monteiro era farmacêutico na Vila Operária; Ruben Garcia Bastos era dentista e havia integrado a Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a II Guerra Mundial. 

O registro a seguir mostra alguns dos membros que integraram a diretoria desta Cooperativa. Nota-se que a reunião ocorreu sobre a mesa de exames da clínica do Dr. Aloysio de Lima Bastos:

Da esquerda à direita: Aloysio de Lima Bastos, Clauss Thornern, Ariosto Linhares, Ruben Garcia Bastos, Oswaldo Silva e Christopher Peter Bueno Netto.

Fonte: Acervo Aloysio de Lima Bastos / Acervo Maringá Histórica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário