3 de ago de 2013

Evento histórico: inauguração do Grande Hotel Maringá - 1956

Eu havia encontrado em um impresso de junho de 1955, a informação de que o Grande Hotel Maringá seria inaugurado em 22 de setembro daquele ano - confira o dado clicando AQUI. No entanto, a retrospectiva de O Jornal de Maringá de janeiro de 1957, relatou que o início das atividades desse estabelecimento ocorreu em 1956, um ano mais tarde:

Com a imagem acima, podemos comprovar que o Hotel foi realmente inaugurado em 1956, pois vemos o então governador Moisés Willie Lupion de Tróia, empossado em janeiro daquele ano, fazendo o corte da faixa inaugural. Ao fundo e à esquerda, Gastão de Mesquita Filho - presidente da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná; à direita, Gastão Vidigal.

A foto acima flagrou o momento em que Gastão Vidigal discursava. Ele foi um dos empresários que compôs o grupo que adquiriu a Companhia de Terras Norte do Paraná dos inglesas em 1943, alterando sua razão social para Companhia Melhoramentos Norte do Paraná.

Fonte: O Jornal de Maringá - 1º de janeiro de 1957 / Acervo Maringá Histórica.

Um comentário:

  1. Foi uma época em que Maringá tinha homens de verdade, cheios de caráter e honradez, bem diferente dos de agora, principalmente os políticos. De fato foi uma época maravilhosa, sem dúvida, que trás muitas saudades, apesar de todas as dificuldades vividas pelas pessoas pioneiras.

    ResponderExcluir