Cruzeiro do Oeste - 1955

1955

No registro feito pelo fotógrafo húngaro Tibor Jablonsky, vemos o ônibus da então recém-fundada Expresso Maringá, na cidade de Cruzeiro do Oeste.


Essa empresa foi constituída em 1954 por Motoya Yoshimura, Paulo Okamoto e Satira Okamoto. Inicialmente, foram adquiridos quatro ônibus para fazer a linha Maringá-Cruzeiro do Oeste. Era pouco mais de 150 km de muita poeira e barro, que passava pela cidade de Cianorte. Em 1956, Campo Mourão foi inserida na linha, logo após a entrada da família Mariutti na sociedade. Na década seguinte, seu itinerário também passou a operar em Londrina. Em 1974, as cidades de Umuarama e Curitiba foram incorporadas como destino. Um ano depois, a Viação Asa Branca, de Paranavaí, foi adquirida pelo grupo, quando um novo trecho foi anexado aos seus destinos: Paranavaí a Dourados-MS.

Em abril de 2000, a Expresso Maringá foi vendida e passou a operar sob nova direção, a qual efetivou um grande investimento em sua frota, propondo um novo layout.


Fonte: Acervo IBGE / Acervo Maringá Histórica / www.expressomaringa.com.br.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.