17 de nov de 2012

Casa Escolar - A primeira da cidade

Em março de 1946 surgiu o primeiro estabelecimento de ensino de Maringá. Instalado na então Rua Pinguim (atual Antonio Carniel), o espaço era precário: uma pequena sala sem janelas, dezoito carteiras rústicas e uma pequena mesa para a mestra. Dirce de Aguiar Maia, ao lado de outras professoras, ministraram aulas para 48 crianças, em diferentes períodos, na Casa Escolar

Um ano depois, a Casa Escolar alterou seu nome para Escola Isolada do Maringá Velho.

Em 1948, o educandário ganhou um espaço mais adequado para atender a demanda crescente de alunos. O evento de inauguração ocorreu em 1º de agosto daquele ano, contando com a presença do então prefeito de Mandaguari, Décio Medeiros Pullin. Na época, Pullin articulou essa benfeitoria para Maringá, que era distrito do município chefiado por ele.

O momento da inauguração em agosto de 1948. Ao fundo, discursando, Décio Medeiros Pullin. À esquerda, de vestido branco, a já diretora Dirce de Aguiar Maia. 

Os primeiros diplomas foram conferidos no dia 15 de novembro de 1949. Esses alunos tiveram como professora a Sra. Maria Balani Planas, que vemos ao centro.

No início da década de 1950, a Escola Isolada do Maringá Velho foi dizimada por um incêndio. Até hoje não se sabe explicar o motivo do fogo ter se iniciado. Próximo a ela foi construída a Escola Visconde de Nacar.

Fonte: Revista Maringá Ilustrada - 1957 / Acervo Maringá Histórica.

2 comentários:

  1. JOSÉ IVAL DE SOUZA17/11/2012 08:35

    ESTUDEI NO GRUPO ESCOLAR DO MARINGÁ VELHO EM 1952, QUANDO MUDAMOS PR MARINGÁ, VINDO DE APUCARANA. O INCENDIO ACONTECEU M 1953, DEPOIS AS AULAS FORAM TRANSFERIDAS PARA UM ARMAZEM DO SR. ARLINDO PLANAS, FICAVA NUMA ESQUENA DE FRONTE AO CAMPO DO SERM, DEPOIS ALUGARAM UM SOBRADINHO DE MADEIRA, NA RUA PRINCESA IZABEL E LÁ FUNCIONOU A ESCOLA CASTRO ALVES. LÁ CURSEI DO 2º AO 4º ANO. MINHA PROFESSORA FOI MARIA APARECIDA GONÇALVES CUNHA PESSOA QUE GOSTARIA MUITO DE SABER DELA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estudei no grupo escolar visconde de nacár na década de 60, minha diretora éra dona Ivone Age, professora dona milena, que saudade,,,,meu nome é Paulo J. de Souza.

      Excluir