3 de set de 2012

Ginásio Municipal de Maringá - Década de 1950

Do final da década de 1950, a imagem registrou o prédio onde funcionou o Ginásio Municipal de Maringá, fundado no início dessa mesma década que, depois, teve seu nome alterado para Colégio Gastão Vidigal, momento que também abrigou a Faculdade de Ciências Econômicas de Maringá

Hoje, o espaço é ocupado pelo Instituto de Educação Estadual de Maringá. O Colégio Gastão Vidigal foi transferido para a Avenida Colombo, na década de 1960.

Na Zona 2, foram criados três estabelecimentos dedicados ao ensino: Ginásio Maringá (atual Colégio Marista), Ginásio Municipal (acima) e, outro pouco comentado pela historiografia, o Externato Rui Barbosa, dedicado ao primário e admissão ao ginásio. 

Fonte: Tese de doutorado de Fabíola Cordovil / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica.

2 comentários:

  1. Observando um muro tão baixo quanto o desse colégio, a gente sente falta daqueles bons tempos, época em que não tinha a violência urbana, que hoje está institucionalizada no país. As escolas atualmente funcionam com policiais munidos de metralhadoras, granadas e vestidos com coletes a prova de balas. Ainda bem que os Barros não mandaram demolir também esse monumento histórico da cidade onde, inclusive, fiz meu ginásio na época em que o Professor (estrangeiro) Giampero Monacci foi seu Diretor.

    ResponderExcluir
  2. Creio que faltou mencionar outro colegio da Zona 2: o Regina Mundi.

    ResponderExcluir