Fábrica de meio-fio - Década de 1950

1950

Até 1951, quando Maringá foi emancipada de Mandaguari, a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP) vinha desenvolvendo toda a benfeitoria na malha deste núcleo urbano. O traçado das vias foi efetivado e, entre outras ações, foi constituída uma indústria para fabricação de meio-fio. As fotos registram mais essa empresa coordenada pela CMNP. 

Com as eleições municipais, em 1952, surgiu o embate com relação aos impostos devidos pela Companhia para a Prefeitura. A colonizadora, por sua vez, tratou de se dedicar exclusivamente à agropecuária,  comercialização de lotes e suas outras beneficiárias. 


Apesar disso, com a entrada de João Paulino Vieira Filho como prefeito, em 1960, os laços foram reestabelecidos com o poder privado. A Companhia, novamente, passou a desenvolver alguns projetos em espaços públicos, como por exemplo, a reestruturação da Praça Napoleão Moreira da Silva, inaugurada em 1962.

Fonte: Museu Bacia do Paraná / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.