12 de mai de 2012

Arthur Thomas - Um vida a serviço do Brasil


Confira parte do texto que foi públicado no O Jornal de Maringá, em maio de 1960. O texto trata de detalhes da vida pessoal e empresarial de Arthur Hugh Muller Thomas, que trabalhou como gerente da Companhia de Terras Norte do Paraná de 1925 a 1949.

Fonte: Jornal de Maringá - 18 de  maio de 1960 / Acervo Maringá Histórica.

3 comentários:

  1. Altair Galvão - cientista Social e Dr. em Geografia Humana.12/05/2012 21:22

    Acho que nós, maringaenses, "babamos ovo" para eses ingleses que vieram aqui no norte do Paraná somente para sugar o que tínhamos de melhor, como sempre os europeus fizeram. Destruíram a natureza e dizimaram os índios, que eram os verdadeiros donos da terra. Em troca de uma das melhores terras agricultáveis do mundo, deixaram uma estrada de ferro obsoleta, que ninguém mais queria na Europa.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo Del Trejo12/05/2012 22:49

    Discordo veementemente de TODAS as afirmações do doutor, mas em especial da última.

    ResponderExcluir
  3. Altair, o debate é amplo e interessante. Temos o lado do capitalismo que extorquiu nossas melhores materiais primas. Entretanto, o governo do Paraná não tinha, pelo menos até a década de 1920, interesse de desenvolver o norte e noroeste do Estado. Isso é evidente em muitas documentações existentes. Sobre a estrada de ferro, discordo da sua colocação. Na pesquisa que fiz para a especialização, os documentos apontaram que a estrada sempre foi critério primordial durante a gestão dos ingleses (CTNP) - Inclusive era ela que dava mais lucros para eles. Ela ficou em segundo plano quando os brasileiros adquiriram a Companhia de Terras (a Ferroviária estava no bojo), em 1943. Nesse momento, o governo Vargas obrigou o grupo de empresários brasileiros a venderem a Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná para a Federação e, ainda, por um valor abaixo do mercado. O que se sucedeu, todos nós sabemos: fim da era Vargas etc. A coisa piorou mesmo foi com a gestão de JK.

    ResponderExcluir