10 de fev de 2012

Murilo Macedo - Ministro do Trabalho

A foto é de Murilo Macedo, na época em que foi Ministro do Trabalho. Ele foi um dos que mais ficou à frente desse Ministério, 6 anos, de 1979 a 1985.

Biografia:

Após concluir a Faculdade de Direito, em 1953, pela Universidade Federal de Minas Gerais, foi convidado para gerenciar a agência do Banco Nacional de Minas Gerais em Maringá, cidade onde se tornou o segundo presidente da Associação Comercial. No Banco Nacional, Macedo chegou ao cargo de diretor, onde ficou de 1960 a 1975. Depois, foi indicado para a presidência do Banco do Estado de São Paulo e Companhia de Seguros de São Paulo, cargos ocupados até 1977.

Posteriormente, por indicação do então governador de São Paulo Paulo Egídio Martins, Murilo Macedo assumiu a Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda e a presidência da Junta de Coordenação Financeira de São Paulo.

Em 1979, foi indicado para substituir o Ministro do Trabalho, Arnaldo Prieto, permanecendo no cargo até 1985. Foi neste período que declarou a intervação do Sindicato de Metalúrgico do ABC nas greves de 1979 e 1980. Momento que pediu a prisão de Luiz Inácio da Silva (Lula). Com isso, ficou conhecido como o "Ministro do Capital".

Em 1981, assume como membro da Comissão Editorial de Administração e Gerência da Editora José Olympio. Em 1986, tomou posse como presidente da Companhia Energética de São Paulo (CESP). Ainda, foi secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, presidente do Nossa Caixa Nosso Banco e do BANESPA. Em 1995, passou a atuar como consultor em sua empresa, a MPWL.

Murilo Macedo faleceu em 2003, no Rio de Janeiro.

Fonte: http://portal.mte.gov.br / Acervo Maringá Histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário