22 de set de 2011

Horto Mercado da COBAL

O Horto Mercado foi inaugurado em 1º de maio de 1975 no espaço anteriormente ocupado pelo Mercado Municipal - Avenida Mauá, que fora desapropriado anos antes na gestão de Adriano José Valente.

Mantido pela COBAL (Companhia Brasileira de Alimentos), o Horto Mercado foi uma iniciativa do governo federal. Funcionou praticamente durante dois anos, vindo a fechar as portas no dia 28 de abril de 1977. Apesar dos motivos não terem sido esclarecidos, supõe-se a baixa comercialização dos itens.

Hoje, o local é ocupado pelo Shopping Avenida Center.

Fonte: O Diário do Norte do Paraná - 3 de maio de 1975 / Acervo Maringá Histórica / Tese de doutorado de Fabíola Cordovil - A aventura planejada

3 comentários:

  1. Meu caro Miguel,

    Durante o período de colonização da região, na década de 1940, o terreno em questão era utilizado pela Companhia de Terras Norte do Paraná como depósito, oficinas e garagem de máquinas e veículos.
    Em 15.04.1958, através da Lei nº 84/1958, o Prefeito Américo Dias Ferraz foi autorizado a contratar a empresa Construtora Linhares Ltda., de São Paulo, para edificar o prédio que seria destinado ao Mercado Público Municipal de Maringá, de acordo com processo licitatório.
    A empresa então adquiriu o terreno e iniciou a construção do Mercado Municipal. As obras deveriam estar prontas num prazo de 18 meses depois da assinatura do contrato entre o Município e a Construtora.
    Um artigo do periódico “Jornal de Maringá”, de 08.04.1960, informa que credores entraram com pedido de falência contra a construtora, por falta de pagamento. Nessa época as obras estavam adiantadas. A partir de então, a construção foi interrompida.
    Lembro-me, quando criança, do prédio abandonado, cercado com tábuas largas. O mato tomava conta do lugar. A criançada da redondeza brincava de “bang-bang” nas ruínas.
    Nos fundos do terreno, onde hoje “ainda” fica a Rua Amadeu Progiante, havia um barraco onde morava uma família que cuidava do lugar. Não tinham água encanada. Um carro-pipa da prefeitura abastecia de água alguns tambores, para consumo das pessoas.
    Acredito que tenha sido na gestão do Prefeito Luiz Moreira de Carvalho (14.12.1964 a 31.01.1969) ou na gestão de Adriano José Valente (01.02.1969 a 31.01.1973) que, no pavilhão principal do edifício, foi improvisado um Ginásio de Esportes – o primeiro de Maringá.
    A entrada do “Ginásio” era pela Av. São Paulo. A quadra (ou cancha) era de concreto e as arquibancadas de madeira. Os banheiros eram toscos.
    Nesse “Ginásio” assisti a algumas partidas do Campeonato da Divisão Especial de Futebol de Salão de Maringá. Um luxo! Um tempo depois, o Maringá Clube inaugurou seu Ginásio, que então passou a ser utilizado pela Liga de Futsal, Jogos Abertos, Show, etc.
    Foi ainda nesse “Ginásio” da Avenida São Paulo que aconteceu um grandioso show de “Os Incríveis”, grupo musical de sucesso do final dos anos 1960 e começo dos anos 1970.
    Lembro-me, também, de uma edição da “Feira de Ciências do Colégio Gastão Vidigal”. A Prefeitura fez algumas benfeitorias na parte externa do edifício para possibilitar que os alunos montassem suas “experiências”.
    Foi durante o governo do Prefeito Silvio Barros (01.02.1973 A 31.01.1977) que o Município fez gestões junto ao Governo Federal para que a COBAL instalasse uma unidade no local, o que acabou ocorrendo no dia 1º de maio de 1975.
    A unidade iniciou como um Mercado Varejista e acabou transformando-se e uma Central de Abastecimento. Foi a primeira unidade do órgão no Estado do Paraná.
    Com o desenvolvimento do município, a região central da cidade passou a não mais comportar o movimento de caminhões e pessoas que transitavam pelo local, na esquina da Av. São Paulo e Mauá.
    Em 15.08.1987, o Mercado Atacadista de Maringá foi inaugurado, instalado na PR-317, Km 6,5 saída para Campo Mourão.
    No local da antiga COBAL foi instalado o Shopping Avenida Center, inaugurado em 10.11.1989, iniciativa do Grupo Ingá Empreendimentos.

    Marco Antonio Deprá
    madepra@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu participei de duas Feiras de Ciências neste local, pelo Gastão Vidigal(biologia e física).
    Ainda tenho um dos certificados de uma das feiras, que devo publicar em breve no meu blog (maringaparanabrasil.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  3. Meu pai, trabalhou neste local durante esse período, e depois quando a COBAL mudou de prédio.

    ResponderExcluir