Bancos instalados em Maringá até 1957

1957

Alguns arquivos da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná indicam que em 1957, Maringá possuía 19 estabelecimentos bancários. Baseado nesse número, eis a relação que conseguimos levantar perante documentos, fotos e vídeos do Acervo Maringá Histórica:

- Caixa Econômica
Localizado na Rua Santos Dumont em frente à Praça Napoleão Moreira da Silva

Banco Comercial do Paraná (BANCIAL)
Foi a primeira instituição financeira a se instalar em Maringá no ano de 1948. Ficava localizado na Avenida Getúlio Vargas, 215, esquina com a Rua Santos Dumont

- Banco do Estado do Paraná
Avenida Brasil esquina com a Avenida Getúlio Vargas

- Banco Brasul

Avenida Getúlio Vargas esquina com a Rua Santos Dumont

- Banco Itaú

Avenida Duque de Caxias esquina com a Rua Santos Dumont

- Banco Nacional de Minas Gerais

Avenida Duque de Caxias quase esquina com a então Rua Bandeirantes, atual Joubert de Carvalho. Depois, foi para a Avenida Getúlio Vargas - Durante muito tempo seu gerente foi Murilo Macedo que foi o 2º presidente da Associação Comercial de Maringá e chegou a se tornar Ministro do Trabalho, na década de 1970.

- Banco Brasileiro de Descontos S/A

Funcionou inicialmente, final da década de 1940, na Rua Santos Dumont. Depois, foi para a Avenida Getúlio Vargas esquina com a então Rua Aquidaban, atual Néo Alves Martins. Em 1953, o gerente geral da agência era Paulo Gonçalves Silva.

- Banco do Brasil

Fundado em 17 de dezembro de 1953. A primeira agência foi instalada na Avenida Duque de Caxias esquina com a Avenida XV de Novembro, no Edifício João Tenório Cavalcante. A sede própria foi inaugurada em 17 de fevereiro 1963, na então Rua Bandeirantes, atual Joubert de Carvalho, do lado da recém inaugurada Rodoviária Municipal.

- Banco Commercial de São Paulo

Avenida Brasil - onde hoje está a MR Malharia

- Banco Mercantil de São Paulo S/A

Avenida Getúlio Vargas esquina com a Avenida Brasil, depois funcionou nesse local ainda A Musical e a Ótica Leonel. Em 1953, o gerente geral da agência era Antonio Fava Barbalto.

- Banco Noroeste do Estado de S. Paulo S.A.
Inaugurado em 1º de junho de 1949, funcionou na Avenida Duque de Caxias esquina com a Avenida Brasil. Ao longo da década de 1950, sua estrutura foi totalmente ampliada. Em 1953, o gerente geral da agência era Jacob Bezerra.

- Banco Sul América
Avenida Getúlio Vargas esquina com a Rua Santos Dumont - Fazia parte do grupo de empresas pertencentes aos acionistas da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Existe uma referência dele como Banco Brasileiro para a América do Sul S.A. Talvez seja a mesma instituição.

- Banco Mineiro da Produção S/A

Avenida Brasil, após a Praça Raposo Tavares, em frente à Casa Andó.

- Banco Comercial do Estado de S. Paulo S.A.
Em 1953 seu gerente geral era José Leme Jr. Não encontramos referência de sua localização.

- Banco Comércio e Indústria de S. Paulo S.A.
Em 1953 seu gerente geral era Orlando Pedrazolli. Não encontramos referência de sua localização.

O raro vídeo foi produzido pela Rilton Filmes (Londrina-PR), o qual ilustra a pujança bancária de Maringá na década de 1950.

Fonte: Acervo Maringá Histórica / Acervo Companhia Melhoramentos Norte do Paraná / Rilton Filmes - Renato Melito.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.