31 de jul de 2011

Ginásio Maringá (2ª postagem)

Ginásio Maringá. O prédio continua preservado nas instalações do Colégio Marista, Avenida Tiradentes.

Em 1957, Maringá possuía cinco grandes estabelecimentos de Ensino Secundário: Ginásio Estadual, Ginásio Santa Cruz, Escola Normal Secundária, Escola Normal Regional e o Ginásio Maringá.

O primeiro a se constituir na cidade foi o Ginásio Maringá. Foi uma iniciativa do professor Antero Alfredo Chaves Santos e a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP). Autorizado a funcionar por meio da portaria Nº. 842 de 27 de setembro de 1952, o estabelecimento foi erigido pela CMNP e inaugurado naquele mesmo ano.

O professor Antero Alfredo Chaves Santos dirigiu o Ginásio Maringá até 15 de agosto de 1954, quando o mesmo foi comercializado à Mitra Diocesana de Jacarezinho. A partir de então, a direção ficou sob responsabilidade do Pe. Cleto Altoé.

Pe. Cleto Altoé.

Mais sobre essa história? Clique AQUI.

Fonte: Revista Maringá Ilustrada - Agosto de 1957 / Acervo Maringá Histórica.

Um comentário:

  1. miguel tait01/08/2011 12:36

    Estudei nesse ginásio. Nele funcionava o Externato Santos, dirigido pelo Padre Altoé, que era duríssimo na disciplina. Como estudei latim! Fiz parte mais tarde da fanfarra dirigida pelo professor Hiran Salèe da qual fui corneteiro. O Padre gostava de futebol. Foi no campo de terra desse ginásio que ele me ensinou a jogar futebol. Sempre que passo por esse prédio lembro-me com saudade de um tempo maravilhoso da minha adolescência. Depois o Padre Altoé construiu uma cancha de futebol de salão que foi a alegria da meninada, principalmente com os campeonatos que ele realizava. Excelente foto, Miguel. Não foi publicada para mim, é claro. Mas, mesmo assim agradeço. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir