4 de jun de 2011

Estação Ferroviária de Maringá

Desde a década de 1940, os funcionários ferroviários trabalhavam nas imediações do "Maringá Velho" a fim de estender a linha férrea. Em meados de 1953, o prédio da Estação Ferroviária estava prestes a ser concluído e ser palco de um dos eventos mais importantes da história da cidade.

Em janeiro de 1954, o primeiro trem de passageiros, locomotiva 608, procedente de Curitiba, aportou em Maringá. O maquinista que conduziu o veículo foi o Sr. José Mariano, apoiado pelo foguista José Glade. A gerência da estrutura ficou sob a tutela do Sr. Américo Lopes.

Flagrante da chegada do primeiro trem de passageiro em Maringá - janeiro de 1954.

Esse acontecimento, considerado um dos mais relevantes na história do desenvolvimento de Maringá e região, foi concebido como um dia festivo não só para a população, mas para os empresários e políticos, que trataram de convocar os cidadãos para prestigiar ao evento. O fato de que os comerciantes financiaram a festa é factível de críticas, ou seja, apesar do povo participar, quem efetivamente lucrou com o transporte ferroviário foram os próprios financiadores.

A servidão gratuita elencada com a chegada do primeiro trem a Maringá, reuniu uma multidão impossível de ser calculada com análises de fotos. Depoimentos descreveram que mais de quatro mil pessoas presenciaram a chegada do trem.

No final da década de 1960, o prédio da Estação e o seu pátio de manobras foi completamente remodelado para atender o constante despacho de mercadorias e grãos produzidos por aqui. Em 1976, a Rede Viação Ferroviária Paraná-Santa Catarina cessou o transporte de passageiros em Maringá e outras regiões do norte do estado. Justificou-se, na época, a baixa no número dos usuários, visto as facilitadas empregadas nas rodovias.

Fonte: Monografia - Um trem chamado Maringá: o surgimento, auge e declínio da Estação Ferroviária de Maringá em área central - Miguel Fernando Perez Silva / Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.

2 comentários:

  1. A chegada do trem em Maringá foi uma coisa espantosa. Muitas crianças que nunca tinham visto um trem, e mesmo muitos adultos, ficaram à distância, com medo da fumaça que sai pela chamine da Locomotiva e seu esquisito barulho. A presença do trem foi talvez a maior festa já vista em Maringá até hoje. Eu estava com o meu pai no meio dessa gente que aparece aí na foto. Eu tinha 07 anos de idade. Foi algo inesquecível para mim e para todos os que compareceram naquela dia.

    ResponderExcluir
  2. Esta página é excelente! Resgata a história de Maringá desde seu início com raras fotos e informações esclarecedoras! Parabéns ao idealizador e mantenedor deste blog e da página.

    ResponderExcluir