Inauguração - Campo de Aviação - 1949

1949


Terraplanagem no campo de pouso

Apesar de aviões de pequeno porte já estarem pousando em Maringá desde 1947 em campos improvisados, em 1948, a Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP) executou o projeto de terraplanagem das três pistas projetadas por Jorge de Macedo Vieira. A Pista I não foi efetivada. A Pista II foi concluída, mas, não foi muito utilizada, pois, oferecia demasiado perigo aos pilotos por seu eixo estar justaposto aos ventos predominantes, o que dificultava os pousos e decolagens. A Pista III acabou se tornando na oficial.


Avião durante as festividades de inauguração

Com isso, este campo de aviação (Pista III) foi efetivamente inaugurado a 18 de setembro de 1949. A CTNP entregou o aeroporto à cidade, ainda distrito de Mandaguari. O evento ocorreu no próprio local, com demonstrações de pousos e decolagens. Na mesma noite, um baile na Sede Social do Aero Clube de Maringá encerrou as festividades (Avenida São Paulo).


Autoridades presentes: (3) Brigadeiro Samuel Ribeiro (FAB) e (2) Hermann Moraes Barros (CTNP)

Fonte: Tese de Mestrado: O aeroporto e os fluxos aéreos no contexto da formação do espaço urbano regional - O caso Maringá-PR - Renato César Marques / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.