18 de nov de 2010

Uma vista aérea de Maringá - Década de 1960

Esta é uma das imagens mais fantásticas já registradas no final da década de 1960. Isto porque, nela, praticamente registrou-se quase todos os pontos mais importantes da área central do dito "Maringá Novo".

São eles: Estádio Municipal; Colégio Gastão Vidigal (Avenida Colombo); Estação Ferroviária, galpões e sua colônia de ferroviários; Estação Rodoviária; Praças Raposo Tavares, Nações Unidas: Baluarte da Paz, Napoleão Moreira da Silva; Catedral; Instituto de Educação de Maringá; Parque do Ingá e dos Pioneiros (Bosque II); na ala superior, do lado esquerdo da imagem, vemos o Cemitério Municipal e sua linha perimetral.

Se analisarem a imagem com cautela, surgiram muitos e muitos outros pontos para serem ressaltados.

Fonte: Museu CESUMAR / Acervo Maringá Histórica.

5 comentários:

  1. Observe que havia uma passagem entre a zonz 2 e a zona 4 até o Country, cortando o bosque dos pioneiros. Havia uma ponte de concreto sobre o córrego. O local foi fechado, preservado, a mata se recuperou, ocupou a estradinha e a ponte... Esta la ate hoje.
    Edson.

    ResponderExcluir
  2. Importante a sua colocação, pois já abordamos este assunto no blog. Eis o link:

    http://maringahistorica.blogspot.com/2010/11/uma-vista-aerea-de-maringa-decada-de.html#comments

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Miguel,

    Acho que esta foto é de 1971 ou 1972, deduzo pela altura da Catedral nestes anos.

    abraço.

    JC

    ResponderExcluir
  4. Creio que não JC. É fo final da década de 1960 mesmo.

    Isto porque, durante a gestão do Adriano Valente (1969-1972), a Catedral praticamente estagnou, foi ser efetivamente finalizada no final deste mandato, inaugurando-se em 1973.

    Abs.

    ResponderExcluir
  5. Olá Miguel, muito interessante seu blog, estou fazendo uma pesquisa sobre Ebenezer Howard e as cidades jardins, Maringá foi baseada em um livro dele que se chama Cidades Jardins de amanhã e a melhor foto que ilustra a cidade de maringá como sendo uma cidade jardim é esta de seu blog, me ajudou muito,

    Abraços

    Daiana Ventrone

    ResponderExcluir