20 de nov de 2010

Estação de Abastecimento de Água - CODEMAR - 1967

Eis a construção da Estação de Abastecimento de Água de Maringá (CODEMAR) em 1967. Do lado direito da imagem, vemos a Avenida Pedro Taques. Mais ao fundo, do mesmo lado, parte da Vila Morangueira e do Jardim Alvorada.

Vale ressaltar que no período, a Vila Morangueira era considerada uma das mais perigosas da cidade. Não raro, assassinatos a facadas ocorriam por "aquelas bandas".

Esta Estação de Abastecimento foi inaugurada em 1969. A administração municipal da época, Adriano José Valente, foi acusada de obrigar a população a utilizar o novo sistema de água encanada, atirando creolina em poços artesianos.

Fonte: Artigo "A história do abastecimento de água em Maringá, Estado do Paraná" - Elza Vendramel e Vera Beatriz Kohler / Acervo Maringá Histórica.

3 comentários:

  1. VALE A PENA RESALTA TAMBEM,QUE NA CONSTRUÇAO DESSA ESTAÇAO ACIDENTES DE TRABALHO COM DESMORONAMENTO DE TERRAS E QUE VARIOS TRALHADORES, PERDERAO A VIDA LAMENTAVEL...

    ResponderExcluir
  2. MEU PAI TRABALHOU NA CONSTRUÇAO DA BARRAGEM, EM 1974 FALECEU EM UM ACIDENTE NA ESQUINA DA PEDRO TAQUES COM A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO HOJE SANEPAR O NEMO DELE ERA VALTER GONÇALVES DE SOUZA, SE ALGUEM TIVER ALGUM DOCUMENTO DESSA EPOCA EU GOSTARIA DE TROCAR INFORMAÇOES , ELE FALECEU NO DIA 14/05/1974

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir