6 de out de 2010

Banco Commercial de São Paulo - Década de 1950

O Banco Commercial de São Paulo funcionou na Avenida Brasil, no "Maringá Novo", ao lado da Casa Nickel e Casas Jaraguá.

Não tenho outras informações deste banco. Se souberem de algo, deixem um comentário.

---

O leitor Sérgio Gini dá a contribuição - O Banco Commercial de São Paulo (com dois “M”) é uma das instituições que deu origem ao Banco Itaú, em 1974. O Commercial foi fundado pelo banqueiro José Maria Whitaker, que foi presidente do Banco do Brasil no governo do presidente Epitácio Pessoa, além de ser ministro da Fazenda quando Getúlio Vargas assumiu o governo provisório em 1930 e durante a gestão de Café Filho, em 1955. Entre 1920 e 1950 o Commercial foi um dos mais fortes bancos privados paulistas. Ele se fundiu a outras instituições financeiras sob a denominação de Banco União Comercial, o qual veio a ser incorporado pelo Itaú.

Fonte: Museu CESUMAR / Acervo Maringá Histórica.

2 comentários:

  1. Miguel

    O Banco Commercial de São Paulo (com dois “M”) é uma das instituições que deu origem ao Banco Itaú, em 1974.
    O Commercial foi fundado pelo banqueiro José Maria Whitaker, que foi presidente do Banco do Brasil no governo do presidente Epitácio Pessoa, além de ser ministro da Fazenda quando Getúlio Vargas assumiu o governo provisório em 1930 e durante a gestão de Café Filho, em 1955.
    Entre 1920 e 1950 o Commercial foi um dos mais fortes bancos privados paulistas. Ele se fundiu a outras instituições financeiras sob a denominação de Banco União Comercial, o qual veio a ser incorporado pelo Itaú.

    ResponderExcluir