30 de ago de 2010

Rua Aquidaban - Década de 1950

A então Rua Aquidaban (atual Rua Neo Alves Martins) nos idos da segunda metada da década de 1950. Creio ser esquina com a Avenida Riachuelo.

---

O leitor Sérgio Gini dá sua contribuição - A Vila Operária tinha várias ruas que foram nominadas em homenagem à Guerra do Paraguai, como a Laguna, Riachuelo, Avaí, Tuiuti, entre outras. A rua Aquidaban fazia homenagem ao famoso rio onde ocorreu a última grande batalha daquela guerra. Há outros nomes de rua em Maringá que também homenageiam aquele acontecimento histórico: Tamandará, Duque de Caxias, Humaitá, General Osório, etc.

Fonte: Revista Maringá Ilustrada - Agosto de 1957 / Acervo Maringá Histórica.

5 comentários:

  1. Miguel,concordo com vc em relacao ao endereco,mas tenho duvidas com a decada,no meu entender,esse e o novo predio do Cine Horizonte,pois o antigo era na av Brasil quase de fronte a igreja Sao Jose,depois foi construido na av Riachuelo nesse endereco por vc mencionado,mas me recordo que que a decada era de 1960,ve se procede o meu comentario e se eu etiver errado,por favor me corrija,abracos e obrigado pelas fotos.

    ResponderExcluir
  2. Miguel

    A Vila Operária tinha várias ruas que foram nominadas em homenagem à Guerra do Paraguai, como a Laguna, Riachuelo, Avaí, Tuiuti, entre outras. A rua Aquidaban fazia homenagem ao famoso rio onde ocorreu a última grande batalha daquela guerra. Há outros nomes de rua em Maringá que também homenageiam aquele acontecimento histórico: Tamandará, Duque de Caxias, Humaitá, General Osório, etc...

    ResponderExcluir
  3. Muito bem feitas suas considerações Sérgio. Grato.

    Com relação ao período, é este mesmo. O Cine Horizonte, na nova estrutura (Avenida Riachuelo) foi inaugurado em 1966. Contudo, sua construção se iníciou na segunda metada da década de 1950. Na imagem, certamente ainda não estava finalizado.

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA! A TODOS
    VOCE QUER SER LIVRE FINANCEIRAMENTE,ENTÃO CONHEÇA ESTA PROPOSTA.
    Por favor, NÃO DESCARTE ESTA OPORTUNIDADE, TALVEZ ELA POSSA SER ÚNICA......
    VOCÊ TEM 5 AMIGOS? ENTÃO ESSE NEGÓCIO É PARA VOCÊ.
    DINHENET.com é um Sistema totalmente Online você indica seus 5 amigos ou parentes e a sua rede se multiplica automaticamente.
    Se o seu patrocinador indicar mais de 5, os demais transbordam pra você, ou seja, corre o risco de você já ter indicado sem se quer ter indicado ninguém.
    RENDIMENTO MINIMO DE R$ 10.265,00 NÃO PERCA TEMPO MANDANDO DINHEIRO DENTRO DE CARTAS,
    DINHENET.com é tudo On Line TUDO NA SUA CONTA DO PAGSEGURO EM TEMPO REAL
    ACESSE O PORTAL:
    ) e faça o seu CADASTRO GRATUITAMENTE
    Não custa nada estudar essa poderosa proposta.
    É TUDO NA SUA CONTA DO PAGSEGURO EM TEMPO REAL.
    Acesse o Portal:
    http://www.dinhenet.com/?id=47


    E INVISTA NO SEU FUTURO.
    Confiabilidade e Transparência.
    e:mail:neyzaqueti@hotmail.com

    Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que segue acompanhado, com certeza vai mais longe!

    ResponderExcluir
  5. SENHORES &ESCRAVOS
    Em todos os países do mundo existe uma grande cidade industrial.Um lugar onde reside o maior trabalho escravo do mundo.Próximos ao centro se localizam as comunidades colonizadas onde vivem os escravos.A cada manhã, as pessoas andam em bandos por quarteirões,em direção á área industrial.Cada um esta em seu posto por volta das 8:00 horas da manhã.ali eles se informam com seus chefes sobre os deveres do dia.Então permanecem enclausurados até ás 6:00 horas da tarde,quando são soltos.Eles não têm como escolher quantas horas devem trabalhar- algumas vezes são convocados para trabalhar alem do horário, até que o chefe lhes diga quando podem sair.
    A cada ano dizem a eles quando podem tirar férias, por quanto tempo e quanto tempo devem regressar. Eles têm poucas opções, por exemplo , saber quanto ganharão.A eles,é permitido pouquíssimo tempo para almoçar e para fazer intervalos para o café durante esse período de trabalho. Permanecem em suas celas com muito medo, pois os senhores podem puni-los com o castigo da demissão.Sabe-se que até mesmo alguns escravos bons e leais sentiram a dor deste castigo.Dia após dia,ano após ano,eles trabalham até que decida que é chegada a hora de parar.
    O senhor então os liberta e eles vão para os campos de aposentados, onde são forçados a permanecer sentados, á espera da morte.É fato bem conhecido que os velhos escravos que tentam trabalhar são punidos com o castigo do corte da aposentadoria.
    Sei que esses campos de escravos existem de verdade, pois sou um homem livre que vive entre os escravos.Tenho negocio próprio,sou realmente livre.Levanto-me pela manhã chamado por minha agenda.decido meus horários,posso até dormir até mais tarde,enquanto os escravos estão no trabalho.Posso tirar férias quando,onde e por quanto tempo quiser.Sou livre para tomar o meu café e parar para almoçar quando decidir e,claro, eu decido a minha folha de pagamentos,porque não sou escravo.Decido trabalhar quando e onde quiser com quem eu quiser.Sou livre para ficar na cidade por quanto tempo desejar ou para mudar para o campo,se quiser.
    Já vi vários escravos empacotarem seus pertences com tristeza e deixar a cidade para procurar um novo senhor. entretanto, há uma esperança para o escravo.Ele ou ela pode comprar sua própria liberdade.O preço não é alto ,ainda que pareça muito para aqueles que não não tem coragem de paga-lo. Qual é o preço?
    O Preço é: Um desejo ardente de se tornar seu pròprio senhor!!!! Autor desconhecido.
    VOCÊ É UM ESCRAVO?
    Então o que você acha dessa historia? Sera que o autor passa por extremos para chegar ao ponto desejado,ou você se indentifica com ela ?Ás vezes você se sente com um escravo?estamos aqui para para lhe dizer que você pode se libertar-na verdade ,lhe diremos e o ajudaremos.
    Para você ser livre você tem que ter seu próprio negocio,mais qualquer negocio requer conhecimento capital e tempo para o novo emprendimento.Que tal um negocio que não depende de conhecimentos,e nem capital alto um negocio duplicável com rendimentos realístico, e que você administra através de sua casa,sem interferir no seu dia a dia e quando você perceber você estará se libertando do seu senhor.
    Venha fazer parte desta grande família, clica no link e conheça sua liberdade. Se não mudar o que faço hoje,todos os amanhãs serão iguais a ontem.Pense bem, a sua vez pode ter chegado hoje, o que você está esperando???
    CEL.9234-9043
    Abraços,
    PAULO ANTONIO ALMEIDA LEITE
    Associado
    http://www.dinhenet.com/?id=333

    ResponderExcluir