27 de jul de 2010

1º Patente Expedida pela Coletoria Estadual

A Coletoria Estadual de Maringá foi inistituída em 1956. Ficava localizada na então Rua Aquidaban (atual Rua Néo Alves Martins), quase esquina com a Avenida Getúlio Vargas.

No flagrante, a 1º patente expedida pela Coletoria Estadual sendo entregue ao então presidente da Associação Comercial de Maringá, Américo Marques Dias.

O primeiro coletor da cidade foi o Sr. Arlindo Assis Montanha de Andrade. Depois, o cargo foi ocupado por Néo Alves Martins, que acabou se tornando Deputado Estadual por Maringá em 1958.

Néo Alves Martins.

Fonte: Acervo Maringá Histórica / Revista Maringá Ilustrada - Agosto de 1957

3 comentários:

  1. Miguel,

    Apenas para corrigir informações do post do Néo Martins.
    Em 3 de Outubro de 1958 foi eleito o primeiro deputado estadual por Maringá, Néo Alves Martins, que morreu em um acidente aéreo em 1962, no final do seu mandato. O Haroldo Leon Peres só foi eleito deputado estadual em 7 de outubro de 1962 pela UDN juntamente com Túlio Vargas (PDC).

    ResponderExcluir
  2. Miguel
    Retificando a informação que passei, na realidade Maringá elegeu dois deputados estaduais em 1958: Néo Martins (PSD) com 5.532 votos e Haroldo Leon Peres (UDN)com 5.427 votos.

    ResponderExcluir
  3. Fique tranquilo Sérgio, Néo e Haroldo foram eleitos simultâneamente mesmo. Ambos em 1958.

    Entretanto, tem a história de que Néo logrou sucesso, pois como era Coletor Estadual de Impostos, os empresários o queriam longe, e o elegendo, ele passaria mais tempo em Curitiba do que em Maringá.

    ResponderExcluir