1 de jun de 2010

Hospital e Maternidade São José

Hospital e Maternidade São José em 1953. A estrutura ficava localizada na Avenida São Paulo esquina com a Rua Néo Alves Martins e era de propriedade do Dr. Galileu Pasquinelli.

Em relatos à Sociedade Médica de Maringá, os médicos desse período "cansaram de operar a luz de velas".

Na placa do Hospital vemos: Médico Operador e Parteiro / Raios X.


Fonte: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Sociedade Médica de Maringá.

4 comentários:

  1. Fui tratado do meu sarampo aí nesse hospital. O Dr. Galileu era um homem humanitário. Por isto não ficou milionário como muitos pioneiros. Não era ganancioso. Só cobrava caro, mas, se não tinha dinheiro, ela largava prá lá. No Hospital dele ninguem morria por falta de dinheiro. Ele dizia que eu era um molequinho ranheta.

    ResponderExcluir
  2. Estudei com uma filha adotiva dele, de olhos verdes, dessas que ninguém queria. Mas ele teve paciencia em educa-la, dar amor, forma-la e fazer dela uma pessoa de bem. Homem bravíssimo!

    ResponderExcluir
  3. WALDEMAR PRANDI FILHO01/07/2011 20:05

    ESTE HOSPITAL FOI FUNDADO POR MEU PAI WALDEMAR PRANDI JUNTAMENTE COM SEU COLEGA DE TURMA E AMIGO GALILEU. A SOCIEDADE NÃO DEU CERTO E FOI DESFEITA TENDO MEU PAI SAÍDO E JUNTAMENTE COM O DR. MANOEL LEITE NETO (QUE HAVIA DESFEITO SOCIEDADE COM DR BRAGA)FUNDARAM UM OUTRO HOSPITAL.
    MEUS PAIS ME CONTAVAM QUE LOGO APOS A INAUGURAÇÃO DO HOSPITAL S JOSÉ, O PRIMEIRO PACIENTE FOI UM RAPAZ COM APENDICITE AGUDA E DURANTE A OPERAÇÃO HOUVE NECESSIDADE DE FAZER UMA INJEÇÃO E AO ACENDER O ALCOOL PARA FERVER A SERINGA, MINHA MÃE DERRUBOU O ALCOOL E HOUVE UM PRINCIPIO DE INCÊNCIO, DEBELADO COM AJUDA DE UM REPRESENTANTE DE LABORATÓRIO QUE ACUDIU NA HORA. A AREA DO CENTRO CIRURGICO ERA DE MADEIRA. GRANDES EMOÇÕES!!

    ResponderExcluir
  4. Vc me desculpe ( anônimo ) dessas que ninguém queria, não ! Meu irmão e sua esposa queriam ela sim !

    ResponderExcluir