7 de abr de 2010

Santa Casa de Maringá

O surgimento da Santa Casa de Maringá ocorreu no início da década de 1950, tendo como apoiadores nesse processo: o Padre João Jansen (Maringá-PR) e Dom Geraldo de Proença Sigaud (Jacarezinho-PR).

Um galpão, até então esquecido, foi reformulado em julho de 1954 e nomeado Ambulatório Nossa Senhora de Fátima. Tempos depois, já com o apoio de Dom Jaime Luiz Coelho (Maringá-PR), conseguiu-se a ampliação do espaço para o atendimento de até 81 leitos, além da construção de seu Centro Cirúrgico e Obstétrico.

No entanto, o Ambulatório não conseguia acompanhar o crescimento populacional de Maringá. Desta forma, Dom Jaime procurou os Irmãos da Misericórdio de Maria Auxiliadores (Congregação Alemã, fundada pelo Irmão Pedro Friedhofen em 19850). Assim, desde 1970 a Santa Casa de Maringá está sob a direção desta entidade.

No ano de 1992 ocorreram as implantações dos projetos da Maternidade, Pediatria, Clínica Médica, Cirúrgica, Unidade de Fisioterapia, UTI, Pronto Atendimento, Central de Recuperação, Esterilização, Lavanderia, Farmácia, Centro Diagnóstico, Setor Administrativo, RH e Dep. de Compras.

Fonte: Acervo Maringá Histórica / Santa Casa de Maringá.

3 comentários:

  1. Em 20 de janeiro de 1961 fiz tremer estas paredes de tábuas com meu brado de recém-nascido.

    ResponderExcluir
  2. Eu cheguei há este mundo ai, em novembro de 1970.
    O sacerdote de batina branco esta parecendo que é o atual Cônego Pe. Geraldo. Ele era irmão desta Congregação quando aqui nesta cidade chegou.

    ResponderExcluir
  3. interessante essas fotos
    eu também nasci no santa casa,no ano de 1968
    mas não sei quem me deu a vida

    ResponderExcluir