31 de mar de 2010

Os Primeiros Fotos de Maringá

Ao contrário do que se é divulgado, o primeiro foto de Maringá data de 1947. A empresa fotográfica se chamava Foto Primeiro, ficava no Maringá Velho (Avenida Brasil, quase em frente da Casa Planeta, ao lado do Carniege Hotel) e tinha como proprietário o Sr. Shizuma Kubota. Algumas fotos do final da década de 1940 tem a marca do "Foto Primeiro", como o exemplo abaixo:

O segundo, 1949, foi o Foto Moderno do Sr. Tutomo Sanuki. Ficava localizado na antiga Rua Cleópatra (Atual Rua José Jorge Abrão) no Maringá Velho.

O terceiro, já em 1950, tinha como proprietário o Sr. Augusto Eduardo Eidam e se denominava Foto Lux. Era estabelecido no Maringá Novo, Avenida Brasil (ao lado do atual Banco Santander, quase esquina com a Avenida Getúlio Vargas).

O quarto, o mais conhecido e divulgado, é o Foto Maringá, de 1951. Este, tem até os dias de hoje como proprietário o Sr. Keni Ueta. Apesar de não ter sido o primeiro a prestar tais serviços, é o que produziu a maior quantidade de materiais fotográficos históricos, tornado assim o Sr. Kenji, uma das mais importantes personalidades da cidade.

Fonte: Acervo Maringá Histórica / Entrevista concedida pelo Historiador João Laércio Lopes Leal (31/03/2010).

2 comentários:

  1. achei uma foto do Foto Primeiro nos álbuns de minha avó.

    Um abraço!

    JC

    ResponderExcluir
  2. Mais...

    A família do Shizuma Kubota mora em Osasco, SP há quase 50 anos. Ela tinha um Foto (loja) que atualmente foi vendida.

    abraços!

    JC

    ResponderExcluir