3 de mar de 2010

Instalação da iluminação pública - 1958

A foto é de 1958, período em que a Avenida Brasil passou a ser iluminada pelos postes. O local da imagem é a Avenida Brasil nas proximidades do antigo Banco Comercial do Paraná (atual Farmácias São Paulo), um pouco depois do cruzamento com a Avenida Getúlio Vargas.

Em relação a história da Copel, a maior empresa do Paraná, existe uma história muito interessante. A primeira estação da Companhia Elétrica foi instalada em Maringá no início dos anos 1950, na Rua Quintino Bocaiúva, onde hoje está o Colégio Estadual Santa Maria Goretti, ao lado do Colégio do Nobel.

Fonte: Museu Bacia do Paraná - UEM / Acervo Maringá Histórica / Contribuição do Leitor do Blog José Flauzino.

2 comentários:

  1. ...nas proximidades da atual PUC-PR? Está correta esta afirmação? Talvez haja uma confusão quando se referem a PUC-PR que assumiu a Faculdades Nobel. Explico: havia uma estação da COPEL na Rua Quintino Bocaiúva, onde hoje está o Colégio Estadual Santa Maria Goretti, que fica ao lado do Colégio Nobel. Lá no colégio ainda se pode ver alguns resquícios da antiga estação. Nasci em fui criado naquelas proximidades. Lembro-me que os geradores da estação faziam um barulho constante.

    ResponderExcluir
  2. Você está correto, confirmei agora a informação e a pessoa que me disse havia se equívocado.

    ResponderExcluir