27 de mar de 2010

Grêmio de Esportes Maringá - 1977



Eis a narração de uma crônica de Antônio Paulo Pucca, um dia após o GEM ter conquistado o título de Campeão Paranaense de 1977. Além do monólogo, ouve-se o gol do Grêmio marcado contra o Coritiba no Estádio Regional Willie Davids (durante o primeiro jogo da final do campeonato). Após o grito de gol de Pucca, emociante por sinal, é possível ouvir o grito da torcida e dos rojões.

Fonte: Acervo Maringá Histórica / Agredecimento ao saudoso Ortílio Vieira (Tilinho).

6 comentários:

  1. Miguel, você sabia que o primeiro time profissional de Maringá data de 1.958 e que tinha vários jogadores oriundos do futebol amador da cidade? Esse time foi a base para se chegar aos anos dourados de grandes feitos na decada de 60 do Gremio de Esportes Maringá. Sei de pelo menos dois maringaenses que jogaram nesse time e que têm até foto dele; são o Edson (da CMNP) zagueiro central e o Bequinha lateral direito, ambos bem vivos, bem de saúde e bem fáceis de serem encontrados. Qualquer maringaense daquela época sabe onde moram. Tem muita historia atravessada sobre o surgimento do futebol profissional em Maringá. Confira o que estou dizendo. Boa noite e boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. O meu grito estava no meio da torcida, o Pucca me emprestava a cadeira dele pra eu assistir os jogos na parte coberta. Não perdi um e vim a Curitiba tbm atrásdo meu time preferido do Nivaldo, do Robério Pessoas que formavam o time e que vc poderia levantar onde estão e o que estão fazendo da vida.(com fotos da época e atuais é claro).

    ResponderExcluir
  3. Cara consegue o vídeo do Jogo de Curitiba, com o Gol do Itamar, e faz uma montagem com o Pucca narrando. Ia ser demais.
    Talvez até o video desse jogo.
    Tenho certeza que a TV cultura tem isso no arquivo.

    ResponderExcluir
  4. A TV Cultura tem em arquivo sim, mas o Acervo desse período foi doado para o Museu Bacia do Paraná e está em fita rolo 8mm. Se alguém topar e puder, o museu autorizar, podemos converter em DVD.

    ResponderExcluir
  5. Olá Miguel, seria muito bom se agente conseguisse o vídeo do gol do Itamar, você sabe como podemos proceder pra conseguir do museu? Você tem interesse? se tiver...conte comigo!

    ResponderExcluir
  6. Caro Alan, obrigado pela visita.

    Pelas pesquisas que fiz, parece que existe uma cópia deste jogo no Museu Bacia do Paraná. A TV Cultura fez a doação (dos rolos de 1975 a 1991 aproximadamente para o acervo). Contudo, os rolos estão em 35 mm. Precisaríamos de uma empresa para conversão. A Jacques até se mostrou interessada em fazer, mas, o Museu parou o contato.

    Tentarei reestabelecer em breve.

    ResponderExcluir