Em 1958, o Embaixador da Itália marques Lanza d´Ajeta visitou Maringá. Aproveitanto a oportunidade, autoridades locais trataram de realizar um evento para que pudessem homenageá-lo. Talvez uma possivel articulação política e elevação de status. O jantar ocorreu no Grande Hotel Maringá.
Interessante que este foi o mesmo ano em que o presidente da Itália, Giovanni Gronchi, visitou o estádio do Palmeiras, que na ocasião recebeu oficialmente o nome de Palestra Itália. O Embaixador Lanza também participou desse evento.
Fonte: Museu Bacia do Paraná - UEM / http://palestrinos.sites.uol.com.br/Imagens_Especiais/EST_PI_Gronchi/00-Palestra_50_anos.htm
Miguel,
ResponderExcluirO Marquês Blasco Lanza d'Ajeta, o embaixador da foto, foi um dos políticos mais influentes da Itália na época da segunda guerra mundial. Foi um dos responsáveis por assinar a rendição da Itália, em 1943, quando da queda de Mussolini. Entretanto, contra ele pesa a incriminação de mandar judeus croatas para os campos de concentração nazistas.
Pois é. Esses fatos me fazem pensar que Maringá já era uma cidade importante na década de 1950.
ResponderExcluir