6 de jan de 2010

Estação Ferroviária de Maringá

Inauguração com mais de 4.000 pessoas presentes no evento

Apesar da Estação ter sido inaugurada em 31 de janeiro de 1954 com a chegada do trem 608 / "Maria Fumaça", outras locomotivas chegaram antes para trazer os funcionários da Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná.

Aqui a estação em sua primeira estrutura

No início da década de 1970 a Estação passou por uma reestruturação, conforme imagem abaixo:


Em 1991 a Estação Ferroviária foi demolida para dar espaço ao Novo Centro elaborado por Oscar Niemeyer. O projeto tinha a denominação de Ágora.

O interessante é que nos 37 anos de funcionamento em área central urbana (atrás da Rodoviária Américo Dias Ferraz / proximidades do atual terminal urbano) a Estação nunca ganhou efetivamente uma nomeação.

Fonte: Um trem chamado Maringá - Miguel Fernando Perez Silva / Acervo Maringá Histórica

5 comentários:

  1. Olhando as fotos 2 e 3 e já lembrando de alguma coisa, na verdade houve a demolição da primeira estação para construção da segunda. Digo isto, pois você usa o termo "reestruturação".

    ResponderExcluir
  2. Olá Flauzino, na verdade não foi demolida por inteira. Foi efetivamente reestruturada. Se olhar, em outras fotos, verá que a fachada foi modernizada. Mas por exemplo, o 1º andar existente para a sala do diretor/gerente da estação, foi demolido mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Ola Miguel vendo estas fotos quantas lembranças me traz do passado pois conheci as duas Construções das fotos acima pois sou maquinista aposentado da R.F.F.S.A,uma pena que alguns mandatario desta cidade não gostem de preservar o passado como foi feito em Londrina a onde fizeram um museu da historia da cidade.

    Abraços

    Lázaro de Souza Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Sr. Lázaro, meu nome é Jair, sou nascido e criado aqui, viajei muito de trem de Maringá a São Paulo entre 1970 a 1981, e guardo boas lembranças dessa época, eu gostaria muito de conseguir fotos dessa época da nossa querida ferroviária, mas não as que estão disponível na internet, pois essas eu já tenho todas. Queria fotos de pessoas que por lá passaram e registraram aqueles momentos. Pode ser cópia e todas despesas serão minha.
      Agradeço desde já. Um grande abraço.
      jairsleite@hotmail.com

      Excluir
  4. Que pena que Maringá não preserva sua memória arquitetônica...

    ResponderExcluir