21 de dez de 2009

Pioneiro: Néo Alves Martins

Veio para a cidade para atuar como Coletor Estadual de Rendas.

Prédio da Coletoria Estadual

O estabelecimento de Coleta ficava na antiga Rua Aquidaban, que depois se tornaria em Rua Néo Alves Martins em 1961 através da lei 154.

Néo Martins em seu escritório

Em 1958 foi eleito Deputado Estadual pelo PSD. Juntamente de Haroldo Leon Peres, foi o primeiro a ocupar este cargo político em Maringá.

Néo morreu no inicio de seu primeiro mandato.

Preciso de mais informações sobre este pioneiro. Nas fontes, não encontrei quase nada.

Fonte: Memórias de Um Bom Sujeito II - Ademar Schiavone / DPH - Secretaria Municipal de Cultura.

2 comentários:

  1. Fiquei muito feliz e emocionada quando meu filho descobriu esta revista de Maringá Histórica. Sou filha de Neo Alves Martins e também estou nesta revista. Parabéns pelo belo trabalho.
    Iara

    ResponderExcluir
  2. Minha avó Altair trabalhou quando era mocinha na casa do seu Néo e da Dona Ambrosina (Dona Noca). Seu Néo era filho do historiador Romário Martins, pai do Romário Martins Neto e da Iara. Eles eram tão bons que eram procurados pela população. Minha avó lembra de um sábado ou domingo em que estava na casa e eles estavam se preparando para visitar parentes numa cidade próxima. Chegou uma mulher com quatro crianças fugindo do marido. Eles abriram mão do passeio e Dona Noca ficou costurando roupas dos filhos para dar às crianças. Minha avó fala com tanto carinho do casal que eu gostaria muito de um dia conhecer algum dos herdeiros.

    ResponderExcluir