27 de nov de 2009

Pioneiro: Ênio Pipino

Filho de João Pipino Primo e Rosa Francischetti, nasceu em Penápolis, São Paulo, em 12 de junho de 1917. Em 1928 mudou-se com a família para a cidade de Presidente Venceslau, interior paulista. Ali, trabalhou como auxiliar de telegrafista na Estrada de Ferro Sorocabana, depois juntamente do pai, abriu um curtume.

Casou-se com Lelia Maria de Araújo Vieira.

Em 1948, com apoio de João Pedro Moreira de Carvalho, instituiu a Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná Ltda, atualmente denominada SINOP Terras Ltda. Este foi o mesmo ano que foi eleito prefeito de Presidente Venceslau. Em 1952 se tornou presidente da Câmara de Vereadores desta cidade. Dois anos depois, veio para o Paraná, onde fundou diversas cidades, dentre elas: Terra Rica, Formosa do Oeste, Iporã, Ubiratã e Jesuítas.

Na década de 1970, ao norte do estado do Mato Grosso, fundou outras cidades, algumas elas: Vera, Sinop, Santa Carmem e Cláudia. Em 1979 fundou a Agro Química Industrial S/A, com objetivo da produção de álcool de mandioca com tecnologia alemã.

Um desastre aéreo foi registrado na edição de 19 de fevereiro de 1984 de O Diário do Norte do Paraná. O avião caiu no Conjunto Habitacional Inocente Villanova Júnior em Maringá e ocasiou a morte do piloto e esposa de Ênio Pipino.

Ênio faleceu no dia 16 de junho de 1995 aos 78 anos em Bebedouro, São Paulo, e foi sepultado em Maringá-PR.

Fonte: http://www.sub100.com.br/empresas/imob/gruposinop/enio.php / O Diário do Norte de Maringá - 19 de fevereiro de 1984 / Maringá Ilustrada - Agosto de 1957

2 comentários:

  1. Esta e uma das mais belas historias da atualidade,pouco aprofundada talvez pelo pouco interesse ,mas a visão deste desbravador contribuiu muito para o desenvolvimento do Sul e mato grosso norte, sua visão estava muito além para os desbravadores de sua época , pra mim era um gênio , um intelectual , aprofunde mais esta matéria principalmente sobre todo norte do Paraná onde hoje e um das regiões mais ricas do pais

    ResponderExcluir
  2. O nome dá esposa está incorreto,; Nilza de Oliveira Pipino é o certo.

    ResponderExcluir