5 de nov de 2009

Criação da CODEMAR

Com o objetivo de solucionar o problema de abastecimento de água em Maringá, foi elaborada a Lei Municipal N.º 236 de 14 de dezembro de 1962 (Gestão João Paulino), autorizando a constituição da sociedade de economia mista, Companhia de Desenvolvimento de Maringá - CODEMAR. Selecionou-se o rio Pirapó e afluente riberião Sarandi, para serem as fontes de captação.

Mesmo a lei sendo criada em 1962, somente na gestão municipal seguinte que foi oficializada a instituição da Companhia. Na foto abaixo vemos assinando o documento Ermelindo Bolfer (que foi seu presidente durante certo período) e o então prefeito de Maringá, Dr. Luiz Moreira de Carvalho (a personalidade entre os dois pioneiros não reconheci).

Fontes: Artigo "A história do abastecimento de água em Maringá, Estado do Paraná" - Elza Vendramel e Vera Beatriz Köhler / Centro de Documentação Luís Carlos Masson

Um comentário:

  1. Ermelindo ou Hermelindo Bolfer... um maringaense fantástico que deu tudo de si em prol do progresso da cidade. Esse, sim, é um pioneiro de tudo quanto foi construido em Maringá a partir da década de 50.

    ResponderExcluir