22 de out de 2009

Inauguração do Banco Comercial do Paraná - 1948

Inauguração do Banco Comercial do Paraná em 1948 (primeiro estabelecimento bancário de Maringá). Ficava localizado na Avenida Getúlio Vargas - 215, esquina com a Rua Santos Dumont.

Na foto vemos da esquerda para direita: Cesar Haddad, Ângelo Planas, Flávio Seravolo, Vladimir Babkov, Aníbal Goulart, Alfredo Werner Nyffeler, Arístides S. Mello, Agostinho Brenner, Rafael Papa, João Borba, Alfredo Nyffeler Filho, Álvaro Miranda Fernandes, Nassif Haddad, Manoel Neto Leite, Luiz Alfredo, João Tomas (alguns não foram reconhecidos ainda).

Fonte: Museu Bácia do Paraná.

23 comentários:

  1. Por acaso, esse Cesar Haddad tem alguma relação com o Calil Haddad?

    ResponderExcluir
  2. Sim. Eram irmãos. Ambos atuaram nas artes teatrais em Maringá.

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma foto do final da década de '50 em que o prédio do Banco Comercial do Paraná S.A. nada lembra este. Será que este prédio da foto só durou 10 anos? Você diz que ele se localizava na Av. Getúlio Vargas. Nota-se, na foto, que o prédio está numa esquina. Deve ser Av. Getúlio Vargas esquina com a Av. Brasil, pois a foto que tenho é na confluência destas duas avenidas, onde por muito tempo atendeu a única agência do BANESTADO na época. O BCP deve ser antecessor do BANESTADO. Amanhã lhe envio esta foto.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Flauzino, não sei detalhadamente. Mas acho que não seja na Avenida Brasil esquina com a Getúlio, pois em uma ponta tinhamos o Banco Mercantil (atual Bradesco) e da outras era a Ótica Leonel. A estrutura do BCP lembra a da ótica leonel, eu tinha essa teoria. Mas como vc comentou que tem uma foto do banco, já remodelado na década de 1950, provavelmente mudaram de local, na mesma getúlio vargas e aqui, virou a ótica leonel. São meras teorias, mas fazem sentido.

    ResponderExcluir
  5. A agência do Banco Comercial do Paraná S/A ficava na Av. Getúlio Vargas, 215

    A agência do Banco Mercantil de São Paulo S/A ficava na Av. Getúlio Vargas, 263


    abraços.
    JC

    ResponderExcluir
  6. Conforme eu havia pensado mesmo. A Ótica Leonel não tem nada haver com esse prédio.

    Esclarecido graças ao grande JC.

    ResponderExcluir
  7. A Ótica Leonel localizava-se na Av. Brasil, n° 3469, nesta época.

    O Banco Brasileiro de Descontos S/A na Av. Getúlio Vargas, 115 (Bradesco).

    O Banco do Estado do Paraná S/A, na Av. Brasil, 3675 (esquina com Av. Getúlio Vargas - há um letreiro com o mapa do Paraná, em alto relevo na parede externa voltada para a Av. G. Vargas (interessante, mas hoje escondido atrás dos letreiros rídiculos e exagerados das lojas (Iris Foto e Farmacia).

    abraços.

    JC

    ResponderExcluir
  8. O Banco do Estado do Paraná S.A. não foi sucessor do Banco Comercial do Paraná S.A., como pensei. As duas instituições coexistiram. Vocês estão certos, os endereços só poderiam ser diferentes.

    ResponderExcluir
  9. Vocês poderiam me ajudar informando-me quem ficou com os arquivoa dos funcionários deste banco? pos preciso de certicado de tempo de ceviço de meu pai. Grata!!!!

    ResponderExcluir
  10. Cesar Haddad foi dono do 1 Cartório Civil de Maringá (o casamento de meus pais e meu registro de nascimento foram feitos nele). Ele era irmão do médico Dr. Salim Haddad dono de um hospital em Maringá que não me lembro o nome. Amigos de meu pai Anorino Silva. Cirlene (Curitiba-Pr)

    ResponderExcluir
  11. miguel , fui registrado neste cartorio to precisando da segunda via mais nao to encontrando este cartorio,gostaria de saber se ele mudou de nome e se mudou para qual nome porfavor me mande o nome se for possivel te agadeço desde já meu e-mail é joseph_krlos@hotmail.com muito obrigado

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. O Mercapaulo como era conhecido o então Banco Mercantil de São Paulo S/A, ficava na esquina contrária da Getúlio Vargas frente ao Banestado, era só atravessar a rua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fica em qual esquina, onde é a Coppel hj ou na outra? Obrigado

      Excluir
  14. Gostaria de saber onde posso tirar a segunda via da minha certidão de nascimento? Fui registrada no cartório Cezar Haddad. Como devo proceder? Meu e-mail é luciacostapaiva@hotmail.com.


    Atenciosamente

    Lucia Bianchi Costa

    ResponderExcluir
  15. Vocês poderiam me ajudar informando-me quem ficou com os arquivos dos funcionários deste banco? pois preciso de cópias de extratos de FGTS para comprovação de tempo de contribuição para aposentadoria. Grato!!!!

    ResponderExcluir
  16. Para quem está a procura de informaçoes sobre o antigo cartório César Haddad, hj o cartório de 1 ofício chama-se NAGIB NEME
    fone: 0xx-44-3222-7166

    ResponderExcluir
  17. meu pai trabalho ali e está na foto, começou no banco aos 12 anos em Tomazina até 1969 em São Paulo, como gerente, inspetor e assessor(?!) merece respeito, pois muito contribui para a história do Paraná, especificamente o Norte, e também colaborou, abrindo agencias do banco em todo o país, inclusive, logo que Brasília foi inaugurada. o nome dele? Graciliano Paulino de Azevedo.

    ResponderExcluir
  18. osvaldo, gostaria de saber o qui aconteceu com o banco comercial do parana s.a, eu tinha um aconta no banco a 40 anos atras,gostaria de saber se o banco foi extinto ou se foi comprado por outro banco . obrigado.e-mail sap6161@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Eu também preciso saber o que aconteceu com o banco comercial do Paraná, pois meu pai tinha um depósito em caderneta de poupança de 1960 e não sabemos o que aconteceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpem não deixei meu endereço:
      copetti.eloir@yahoo.com.

      obrigado

      Excluir
  20. Maria Alice Janoni19/05/2012 04:21

    Trabalhei no Banco Comercial do Paraná 1960, Rua Libero Badaró,111 em São Paulo, foi meu primeiro emprego, e foram anos felizes. Rafael Papa era o presidente do Banco, Renato Papa era o diretor em São Paulo, Manoel Papa quebrava galho em todos os setores. Tive vários amigos que o espaço seria pequeno para publicar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu pai tb trabalhou nesta agência o sr Antonio Baroni. Vc conheceu? Ele trabalhou mais de 30 anos no banco.
      Andrea

      Excluir