25 de ago de 2009

Pioneiro: Valdemar Buosi

Nascido em Neves Paulista interior de São Paulo, o Sr. Valdemar Buosi comprou um terreno em Maringá em 1950. Se mudou em julho do ano seguinte. Em mente pretendia instalar uma fábrica de refrigerantes. Efetivamente realizou o desejo no mesmo ano, quando instalou a Fábrica de Refrigerantes na Avenida Mauá. Em 1953 decidiu engarrafar cachaça, a fim de ampliar os negócios, além do que o consumo desse produto em Maringá nesse período, era impressionante.

Em 1956 adquriu a concessão exclusiva da Brahma. Nesse período o nome da empresa foi alterado para Comercial de Bebidas Virgínia, em homenagem a sua mãe (Virgínia Luppi Buosi).

Durante 10 anos o Sr. Valdemar trabalhou com as duas atividades: engarrafamento de cachaça e a produção do guaraná e da soda limonada Buosi. Ele confessa que o "boom" da cachaça foi em 1958, quando lançaram a "Caninha JK" com o símbolo de um avião no rótulo, em homenagem ao então presidente da república.

Com o crescimento da empresa, os filhos foram tomando parte dos negócios. O primeiro foi Valdemar Buosi Filho (Didi). Em 1985 entrou na empresa Eduardo Buosi.

No mesmo ano, a empresa era considerada a segunda maior distribuídora da Brahma na região norte do estado. Construída em uma áerea de 2.500 m², comercilizava em média 20 mil caixas de cerveja e 30 mil caixas de refrigerantes.

Fonte: Revista ACIM - Dezembro de 1990 - Ano 27 - Nº 27

Nenhum comentário:

Postar um comentário