1° menino nascido em Maringá

1943

Respondendo o post de um leitor, que alegou que todos comentavam a história da cidade entorno dos mesmos empresários/pioneiros, se esquecendo dos que pouca riqueza fizeram, começarei a postar fotos e detalhes de pioneiros que aqui chegaram e riqueza alguma fizeram, e que muitas vezes já foram esquecidos.


Este é Juracy Cordeiro, o primeiro menino nascido em Maringá - 11 de fevereiro de 1943.

Segundo o leitor do Blog Eleutério Langowski, o menino Juraci Cordeiro da Silva, se formou em Engenharia Florestal e era dono da DASOTEC depois DASOFLORA. Estava rico! Não se sabe como está hoje. Um grande cara!

A maioria dos pioneiros que foram esquecidos são aqueles que não desfrutaram das riquezas que neste "eldorado" foi prometida. Não possuem empresas, nem cargos políticos. Muitos nomes estão registrados como pioneiros (considerados como tal os que chegaram em Maringá até o ano de 1954) no Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, mas poucos são lembrados em pesquisas.

Abaixo uma antiga homenagem feita para os pioneiros, sem distinção de classe ou raça. Precisamos resgatar esta homenagem.


Homenagem do então prefeito, João Paulino Vieira Filho (1977), aos pioneiros de Maringá, durante as festividades dos 30 anos da cidade. Depois, os que estão no palanque participaram de um almoço no Parque do Ingá.

Fontes: Acervo pessoal do autor / O Jornal de Maringá - 11 de maio de 1977.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.