Móveis de Bento Munhoz da Rocha - 1975

1975


A Biblioteca Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto foi inaugurada em 30 de outubro de 1975. Localizada na avenida Getúlio Vargas esquina com a avenida XV de Novembro, sua estrutura contou com projeto do engenheiro Luty Vincente Kasprowicz. 

Dentro daquela solenidade de inauguração, ocorreu o lançamento de um livro de Flora Munhoz da Rocha, esposa do ex-governador que faleceu em dezembro de 1973. Por ocasião da homenagem, a imprensa local divulgou que a família Munhoz da Rocha doou diversos móveis em estilo colonial para a biblioteca: uma estante, dois sofás de veludo com sete almofadas, um lustre de ferro batido, um lustre de cristal, uma grande escrivaninha, uma cadeira de madeira e uma mesinha de centro. 

Em pesquisas recentes, a Gerência de Patrimônio Histórico divulgou que, na verdade, esses itens foram adquiridos pelo Município na época. 

Por conta do restauro do antigo prédio da biblioteca, o qual foi convertido em Centro de Ação Cultural, atualmente os móveis, que também foram restaurados, seguem preservados junto ao primeiro andar do Teatro Calil Haddad. 

Fonte: O Diário do Norte do Paraná de 12 de novembro de 1975 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.