Casa Peralta e família Peralta

2021

A Casa Peralta pertenceu a José Peralta Padial, que chegou a Maringá em 1947. Vindo de Londrina, atuava como representante de secos e molhados. 

Devido a precariedade das rodovias, era difícil manter os estoques abastecidos. Por vezes, suas mercadorias levavam até dez dias para serem trazidas de Ponta Grossa. Em períodos de chuvas intensas, o seu caminhão, um GMC, ficava atolado por dias na lama. 

Ao lado de sua esposa, Regina Covere, e dos filhos, superaram os desafios e progrediram na cidade que estava se desenvolvendo. Luís Peralta, o primogênito, atendia no balcão e administrava as contas do comércio. Mais tarde, casou-se com Maria Elvira. 

Maria Antônia Peralta atuou como modista e costureira, tendo se casado com Felix Lucas.

O outro filho, Antônio Peralta, era quem pilotava o caminhão pelas estradas, buscando mercadorias não só em Ponta Grossa, mas também em Ourinhos. Casou-se com Mariana Garcia, que vivia em Cornélio Procópio. 

A filha Josefina Peralta auxiliava a mãe nos afazeres domésticos e também atuava na Casa Peralta, quando necessário. Casou-se com Raimundo Coimbra Leite, que trabalhava na Loja Riachuelo e de quem comprava tecido. 

Alfredo Peralta também trabalhou no comércio dos pais. Casou-se com Marlene de Oliveira, que era funcionária da Casa Estrela, na Vila Operária. 

O caçula, Arlindo Peralta, preferiu dedicar atenção aos estudos, formando-se em teoria musical. Tocava bandolim, acordeom, violão e gaita de bota. Casou-se com Genir Poppi, uma espanhola. 

A Casa Peralta ficava localizada na então rua General Câmara, atual Basílio Sautchuk, ao lado da Relojoaria Omega. 

Tem mais informações sobre a família Peralta ou de seu estabelecimento? Deixe um comentário. 

Fonte: contribuição de Rosely Peralta / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.